Untitled Document
Notícias

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) realizou um estudo que mapeou 86 obras consideradas urgentes para garantir o fluxo da produção na região sudeste do Brasil nos próximos cinco anos. Serão necessários investimentos de aproximadamente R$63,2 bilhões, até 2020, para que as obras fiquem prontas. Este valor envolve a modernização e integração do sistema logístico de todos os estados da região Sudeste. Os projetos se referem a 32 investimentos em ferrovias, 31 rodovias, 22 portos e 01 duto.

Ainda segundo a pesquisa, das 86 obras consideradas prioritárias, apenas 16 estão sendo realizadas. Outras 70 estão em projeto, planejamento ou somente em planos do poder público.

Os dados fazem parte do Projeto Sudeste Competitivo, elaborado pela Confederação Nacional da Indústria, em parceria com as federações da indústria da região. O levantamento foi apresentado no dia 26 de outubro, em Belo Horizonte (MG), finalizando uma série de trabalhos que traçam um diagnóstico da malha de transportes nacional.

A CNI afirma que, assim que as obras consideradas prioritárias forem concluídas, irão permitir uma economia anual para o setor produtivo de até R$8,9 bilhões com o transporte de cargas. Os benefícios podem chegar a 14 cadeias produtivas, diante da redução no custo de transporte para o recebimento de insumos e para o escoamento da produção.

A entidade pretende levar o estudo à esfera federal e deseja que ideia é que o projeto sirva de contribuição para a definição de políticas governamentais na região. Estão previstas reuniões com representantes do Ministério dos Transportes, Ministério do Planejamento, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e Empresa de Planejamento e Logística (EPL).



<< Voltar

Rede Social



Todos os direitos reservados
Itupeva - São Paulo
11 4496-6006
contato@pbextransportes.com.br
Desenvolvimento